Como combater o preconceito no ambiente de trabalho
Os temas diversidade e inclusão têm sido cada vez mais observados e debatidos nas empresas. Uma das razões é o fato de a legislação que coíbe atos de discriminação estar mais disseminada, aumentando a conscientização da população em geral sobre o assunto. Além disso, as organizações mais preparadas têm percebido a importância de contar com um time de funcionários múltiplo, que reflita a pluralidade da população brasileira.
Mas a postura dos empregadores e os programas de valorização dos trabalhadores LGBTQIAP+ são apenas parte do processo necessário para promover um ambiente de trabalho justo, harmonioso e seguro. O combate ao preconceito precisa ser um compromisso de todos os integrantes do meio corporativo.
DICAS – Se você quer saber como contribuir, veja algumas dicas:
– Elimine o hábito de fazer piadas e comentários que podem ser ofensivos para os seus colegas, seja sobre a aparência, a forma de se vestir, o modo de comportar ou qualquer outra característica que considere diferente;
– Comunique-se com as pessoas com linguagem inclusiva, utilizando os pronomes e adjetivos conforme o gênero com o qual elas se identificam. Caso tenha dúvidas, pergunte, respeitosamente, como preferem ser tratadas;
– Evite expressões preconceituosas e respeite todos os colegas, sem diferenciar o tratamento com base na orientação sexual ou identidade de gênero das pessoas.


