Programa Trabalho e Renda Acessível foi lançado na terça-feira (17). Evento contou com
presença da vice-governadora Priscila Krause, que representou a governadora Raquel Lyra.
Em um importante passo para a inclusão social das Pessoas com Deficiência (PCD) e de seus cuidadores, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV), lança o Programa Trabalho e Renda Acessível. A iniciativa, que visa atender a usuários da instituição filantrópica, foi formalizada e apresentada ao público pela Vice-Governadora Priscila Krause nesta terça-feira (17), com a assinatura do termo de cooperação entre as partes, no auditório da sede da entidade, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife.
O programa visa oferecer qualificação profissional e empreendedora, além dos serviços de intermediação de mão de obra e orientação gerencial em pequenos negócios, para os pacientes atendidos pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) da FAV e para os seus familiares/cuidadores. “Estamos muito felizes com essa iniciativa tão importante, de olhar para esse público com necessidades especiais e demonstrar que o estado está buscando ativamente dar suporte às pessoas com deficiência e àquelas que se dedicam aos seus cuidados, contribuindo para o exercício da cidadania e para a melhoria da renda dessas famílias”, afirma a titular da SEDEPE, a secretária Amanda Aires.
As necessidades que a iniciativa se propõe a atender foram identificadas por meio de pesquisa de indicadores sociais realizada pela FAV junto a pacientes do CER IV e a seus cuidadores/familiares. “O Programa Emprego e Renda Acessível reflete nosso compromisso com a inclusão social e o desenvolvimento profissional das pessoas atendidas por nós”, declara a presidente do Conselho Curador da FAV, Dra. Liana Ventura.
PROGRAMA – Entre as atividades previstas, está a oferta de cursos e oficinas em temáticas como gastronomia, beleza, moda e marketing digital, além de palestras sobre empreendedorismo e gestão. Serão prestados, ainda, os serviços da Casa do Trabalhador itinerante, com o cadastramento dos participantes no Sistema Nacional do Emprego (SINE) e possível encaminhamento dos candidatos para processos seletivos, e do Espaço Bora Empreender itinerante, com orientação empresarial e para o Microempreendedor Individual (MEI). O cronograma de execução projeta o atendimento de até 150 pessoas, no período de 12 meses. Para viabilizar a experiência prática no mundo do empreendedorismo, será articulada a participação dos alunos concluintes das palestras em feiras de Economia Popular e Solidária.
FUNCIONAMENTO – As inscrições para a programação de capacitações estarão disponíveis a partir do dia 1° de outubro. Os interessados devem se inscrever presencialmente no setor de Assistência Social da FAV, localizado no térreo do Edifício Inácio Cavalcanti, naÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂ Avenida Maurício de Nassau, 2075, Iputinga, Zona Oeste do Recife. O atendimento funcionará das 7h às 17h, de segunda a quinta-feira, e das 7h às 16h nas sextas-feiras. O início das aulas, que serão realizadas em uma sala específica no edifício, está previsto para o dia 7 de outubro.


