,

Projeto Trabalho e Renda Acessível começa com sucesso

alt

Primeira turma foi composta poro 19 mulheres cuidadoras de PCD’s
e uma pessoa com deficiência visual

Visando promover a inclusão social e a qualificação profissional de Pessoas com Deficiência (PCD) e de seus cuidadores, a Sedepe, em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV), iniciou nesta quarta-feira (16), de forma gratuita, a primeira turma do projeto “Trabalho e Renda Acessível”. Uma vez por semana, até 4 de dezembro, pacientes, familiares terão aulas em cursos e trilhas ministradas pelo Senac e Sebrae, na sede da fundação, dentro do programa Qualifica Pernambuco. Todas as atividades serão no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), da FAV, na Iputinga.

“Esta é uma iniciativa mostra quanto o Estado está buscando ativamente dar suporte às pessoas com deficiência e àquelas que se dedicam aos seus cuidados, contribuindo para o exercício da cidadania e para a melhoria da renda dessas famílias”, afirma a secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Amanda Aires.

BRIGADEIRO GOURMET – Nada melhor do que colocar a mão na massa. E se for doce então: hummmmm! A primeira turma do programa Trabalho e Renda Acessível começou na manhã desta quarta-feira (16), na sede da Fundação Altino Ventura, e já foi um sucesso. Cerca de 20 pessoas participaram da oficina de “Brigadeiro Gourmet”, entre elas, uma pessoa com deficiência visual. A aula teve o objetivo de proporcionar uma experiência prática e divertida, onde os participantes aprenderam a preparar a sobremesas com técnicas, variações de sabores e dicas de apresentação. Além disso, a oficina teve como intuito estimular a interação social e o trabalho em equipe.

Ainda serão ofertadas mais seis oficinas, ministradas em parceria com o Senac, com temas diversos como: gastronomia, moda e marketing digital. A carga horária será de curta duração (4h no máximo) para se enquadrar as demandas dos familiares dos pacientes da fundação. Cada turma terá a capacidade de 20 pessoas. Além disso, serão realizadas três palestras sobre empreendedorismo nos dias 11, 18 e 25 de novembro, ministradas pelo Sebrae.

Para completar, os alunos terão a oportunidade de participar, no dia 26 de novembro, da Feirinha Solidária, que contará com 22 estandes. As inscrições seguem gratuitas e podem ser realizadas, de forma presencial, no Centro Especializado em Reabilitação IV (CER IV) da Fundação Altino Ventura.

MAIS SERVIÇOS – Adicionalmente, serão oferecidos os serviços da Casa do Trabalhador itinerante, que realizará o cadastro dos participantes no Sistema Nacional do Emprego (SINE) e poderá encaminhar os candidatos para processos seletivos. Também estará disponível o Espaço Bora Empreender itinerante, que fornecerá orientações para negócios e suporte ao Microempreendedor Individual (MEI). O cronograma do programa prevê a possibilidade de atendimento a até 150 pessoas ao longo de um ano.

VEJA O QUADRO DAS PRÓXIMAS OFICINAS

Qualifica Trabalho

23/10 – “Customização de Vestuário”

30/10 – “Noções de Trança”

6/11 – “Dicas de Congelamento e Manipulação de Alimentos”

13/11 – “Drinques e Coqueteis”

20/11 – “Tábuas de Frios”

27/11 – “WhatsApp Business”

4/12 – “Fotografia para Redes Sociais”

Qualifica Empreendedor

11/11 – Precificação e vendas

18/11 – Empreendendo certo e lucrando mais

25/11 – Controle de estoque

26/11 – Feirinha Solidária (ECOCER)

Mais Notícias