,

Ação do Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi um sucesso na Casa do Trabalhador

alt

Vânia Alves, 61 anos, assistiu palestras e trouxe o neto autista para fazer o RG

Visando contribuir para a cidadania das pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE) promoveu a ação “Trilhando a inclusão”, nesta terça-feira, 02 de abril. A iniciativa ofereceu serviços voltados para essa população e para os seus familiares, de forma gratuita e sem a necessidade de agendamento, celebrando o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Na ocasião, foi disponibilizada emissão da primeira via do RG, exclusivamente para crianças e adolescentes, contendo o símbolo do autismo. O serviço funcionou das 8h às 14h. Já para as famílias que convivem com o TEA, foram ministradas palestras a respeito dos direitos das pessoas autistas e sobre como identificar e lidar com essa condição. O público participante foi recebido e acomodado na Casa da Trabalhadora, na área central do Recife, que funcionou como ponto de apoio para o evento.

Entre as pessoas atendidas pela ação, está o pequeno João, de apenas dois anos. Ele chegou à Casa da Trabalhadora nos braços da avó, a cuidadora de idosos Vânia Alves da Silva, de 61 anos, moradora do Vasco da Gama, Zona Norte do Recife. “Eu trouxe ele para fazer o RG e vim assistir às palestras. É muito importante ter informação para entender melhor a condição da criança e saber lidar com isso, assim como saber sobre os direitos do meu neto, ouvindo diretamente de um especialista. A informação ajuda a combater o preconceito das outras pessoas e ajuda as famílias que, assim como a nossa, estão lidando com o autismo pela primeira vez. Essa ação de hoje, com esse atendimento acolhedor, é como alguém dizer ‘você está com dor? Então, eu vou soprar’. É como um grande abraço”, declara dona Vânia.

O acolhimento mencionado pela usuária fez parte das intenções da SEDEPE, ao idealizar o projeto Trilhando a Inclusão. “No nosso papel de promover o emprego e a renda, buscamos sempre olhar as famílias como um todo, percebendo as necessidades de cada componente e pensando em como podemos colaborar para atendê-las. Entendemos que, assim, com toda a sociedade fazendo o que estiver ao seu alcance, podemos contribuir para a verdadeira inclusão e para uma convivência mais justa e harmoniosa”, afirma a secretária da pasta, Amanda Aires.

Ao todo, 56 pessoas foram atendidas pela programação. A advogada Ana Luiza Feldman, especialista em Direito Civil e Direito da Saúde, ministrou a palestra “Desvendando Direitos: Orientação Jurídica para Pessoas com TEA”. “São diversos os direitos dos autistas. Temos leis estaduais, inclusive em Pernambuco, além de leis federais, que regem essa população. Por exemplo, atualmente, o autista é considerado uma Pessoa com Deficiência e, portanto, faz jus a benefícios como gratuidade no transporte público, prioridade em filas e também em tramitação de processos, entre outros. O documento de RG com o símbolo, oferecido na ação de hoje, facilita, justamente, o livre acesso a esses direitos”, detalha a especialista.

Mais Notícias