,

Dia D da Empregabilidade renova esperança para PCD’s

alt

Ação aconteceu na Casa do Trabalhador, no Recife,
e fez parte da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência

Edilton Cassino tinha apenas 18 anos quando sofreu um acidante de trabalho. Levou uma queda em uma loja de supermercado e bateu com a cabeça de costas no chão. O susto foi grande, mas, nada que comprometesse, naquele momento, sua condição física. Porém, quatro décadas depois, apenas em 2021, ele iria sentir as consequências daquele acidente. O impacto que, no início, parecia não ter comprometido sua saúde, com o passar do tempo, acabou afetando a visão direita. Há três anos, ele deixou de enxergar com ela.

Nesta sexta-feira, Edilton, hoje com 62 anos, veio até a Casa do Trabalhador na esperança de conseguir um emprego. Veio participar do Dia D da Empregabilidade. Uma ação, específica, voltada para as Pessoas Com Deficiência (PCD’s). “A dificuldade é grande. Além de já ser idoso, eu ainda sou deficiente. Mas, eu tenho fé que vou conseguir sim. Já peguei algumas cartas de encaminhamentos e vou para as entrevistas na próxima semana”, afirmou esperançoso em retornar ao mercado de trabalho.

O exemplo de Edilton Cassiano é apenas um dos vários que chegam diariamente à Casa do Trabalhador. Só na ação específica desta sexta-feira (23), cerca de 35 pessoas com deficiência compareceram em busca dos serviços ofertados.

“Essas pessoas precisam de apoio. Não basta só encaminhar para uma vaga de emprego. Precisamos orientá-las, prepará-las para essas vagas. Aqui na Casa do Trabalhador elas vão encontrar diversos serviços que vão desde a Orientação Profissional, onde fazemos o mapeamento dos pontos forte e dos pontos a serem melhorados neles, além de ofertar qualificações através do Programa QualificaPE, para potencializar o currículo destas pessoas. E, claro, fazemos a ponte com a tão sonhada vaga de emprego”, explicou a secretária da Sedepe, Amanda Aires.

É importante deixar claro que o atendimento às pessoas com deficiência acontece diariamente na Casa do Trabalhador, na Rua da Aurora, 425, Boa Vista, no Recife, e não se limita apenas a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. “É fundamental que tanto os PCD’s como os cuidadores venham à Casa do Trabalhador. É importante que essas pessoas se cadastrem em nosso sistema para poderem aparecer para as empresas e para o mercado de trabalho”, completou Amanda Aires.

Serviço

Casa do Trabalhador (Recife)
Rua da Aurora, 425, Boa Vista.
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Casa da Trabalhadora (Recife)
Rua da União, 293, Boa Vista.
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Mais Notícias