A Economia Popular e Solidária é um modelo econômico fundamentado em valores de cooperação, autogestão, solidariedade e sustentabilidade. Priorizando as pessoas e o meio ambiente em detrimento do lucro, promove a justiça social e o desenvolvimento local inclusivo. Esse conceito abrange iniciativas como cooperativas, associações e grupos comunitários, onde a gestão democrática e a distribuição justa dos resultados são centrais para a construção de uma sociedade mais igualitária.

Em Pernambuco, a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE) desempenha um papel fundamental na promoção da Economia Solidária. Por meio de programas, eventos, e políticas públicas, a SEDEPE fomenta o fortalecimento de empreendimentos solidários, como a viabilização de espaços em feiras, capacitações e articulações em redes de gestão. A IV Conferência Estadual de Economia Solidária, realizada recentemente, exemplifica o compromisso do Estado com o fortalecimento dessas iniciativas.

Entre as ações desenvolvidas destacam-se:
• Estande na 23 e 24 Edição da FENEARTE para comercialização dos produtos dos empreendimentos econômicos solidários;
• Feiras mensais no hall da SEDEPE;
• 1ª Feira de Artesanato e Economia Popular e Solidaria da Reserva do Paiva;
• Apoio à realização das 10 Conferências Intermunicipais preparativas que antecederam a Conferência Estadual;
• 4ª Conferência Estadual de Economia Popular e Solidária em dezembro de 2024.

O sucesso das iniciativas evidencia o potencial dessa abordagem em fortalecer comunidades, gerar renda e promover uma sociedade mais igualitária e inclusiva.
O amparo legal às ações de Economia Solidária no Brasil é regido pela Lei nº 15.068 sancionada em dezembro de 2024 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.