Casa da Trabalhadora e Casa do Trabalhador, na capital pernambucana, são referências nacionais após modernização promovida em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego
A Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE) recebeu, em equipamentos que administra, uma visita técnica de representantes da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social do Rio Grande do Norte, nesta sexta-feira (27). As unidades da Casa da Trabalhadora e da Casa do Trabalhador localizadas na área central do Recife tiveram suas estruturas apresentadas aos visitantes.
O objetivo da visita foi conhecer de perto as boas práticas implementadas na operação do Sistema Nacional do Emprego (SINE) em Pernambuco. Os equipamentos pernambucanos foram pioneiros no país ao passarem pelo processo de requalificação e modernização operacional iniciado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em 2024, tornando-se referência nacional para outros estados.
Durante o encontro, os visitantes potiguares puderam observar os processos de atendimento, conhecer as inovações implementadas e compreender as metodologias que fazem das unidades pernambucanas modelo para a rede SINE nacional. “Esse tipo de encontro é sempre positivo, pois é uma oportunidade para estreitarmos nossa comunicação, trocar boas práticas e oferecer um serviço cada vez melhor à população”, destacou a Gerente de Intermediação de Mão de Obra da SEDEPE, Carol Beltrão.
O Subsecretário do Trabalho do Rio Grande do Norte, George Ramalho Vieira, demonstrou satisfação com a recepção e o aprendizado obtido durante a ocasião. “Gostaria de agradecer pela receptividade da equipe de Pernambuco. Observamos práticas muito interessantes na Casa do Trabalhador e na Casa da Trabalhadora, destacando, por exemplo, o Cabide Solidário e o Espaço Bora Empreender, que achamos muito proveitosos e podem inspirar serviços nossos no Rio Grande do Norte”, afirmou o gestor potiguar.
AVANÇOS – A modernização dos equipamentos da rede estadual de operação do SINE em Pernambuco representa um marco na prestação de serviços públicos de empregabilidade no estado, incorporando novas metodologias que otimizam o processo de intermediação entre trabalhadores e empregadores, contribuindo para a redução do desemprego e o fortalecimento do mercado de trabalho local.
A troca de experiências entre os estados reforça o compromisso com a melhoria contínua dos serviços públicos de emprego no país, promovendo a disseminação de boas práticas e o aprimoramento da rede SINE nacional. Desde a inauguração das primeiras unidades da Casa da Trabalhadora e da Casa do Trabalhador, em março de 2024, os espaços já receberam representantes de diversos estados interessados em conhecer o modelo pernambucano. As próximas visitas previstas são do Governo do Tocantins e do Governo do Amazonas, ambas programadas para a primeira quinzena de julho.
Texto e reportagem: Betânia Ribeiro
Foto: Gabriel Santana
Gerência de Comunicação: Mônica Dias.