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Perguntas Frequentes
Conheça as perguntas e respostas frequentes, clicando nas opções abaixo.
1. Como faço para consultar vagas de emprego disponíveis?
Você pode consultar as vagas presencialmente em uma unidade do SINE, pelo portal ou aplicativo CTPS DIGITAL. Basta ter o cadastro ativo para acessar as oportunidades.
2. Preciso pagar alguma taxa para acessar as vagas ou me candidatar?
Não. Todos os serviços oferecidos pela SEDEPE/SINE são gratuitos.
3. Quais documentos são necessários para me cadastrar no SINE?
É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.
4. Posso atualizar meu cadastro ou currículo? Como?
Sim. A atualização pode ser feita presencialmente na unidade do Casa do Trabalhador ou pela CTPS DIGITAL. Basta informar as novas experiências ou qualificações.
5. Como é feito o encaminhamento para entrevistas?
Após consultar as vagas compatíveis com seu perfil, você receberá uma carta de encaminhamento para apresentar na entrevista com a empresa.
6. O que acontece se eu não puder comparecer a uma entrevista agendada?
Caso não possa comparecer, é importante informar a unidade SINE com antecedência.
7. Como faço para dar entrada no seguro-desemprego?
Você pode dar entrada no benefício pelo portal Gov.br, no aplicativo Carteira de Trabalho Digital, ou presencialmente em uma unidade do SINE.
8. Posso acompanhar o andamento do meu pedido de seguro-desemprego pelo SINE?
Sim, pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal Gov.br. O SINE também pode auxiliar, caso tenha dificuldades.
9. Quanto tempo leva para receber o benefício?
Após aprovação, o benefício é liberado em até 30 dias.
10. O SINE ainda emite a Carteira de Trabalho física?
Não. A emissão agora é 100% digital. Você pode acessar sua carteira pelo aplicativo ou site da Carteira de Trabalho Digital.
11. Como acessar a Carteira de Trabalho Digital?
Baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou acesse o portal Gov.br. Utilize seu CPF para login.
12. O que faço se tiver problemas no acesso ou informações erradas na carteira digital?
Entre em contato com a central de atendimento do Gov.br ou procure uma unidade do SINE para suporte.
13. Como uma empresa pode divulgar vagas no SINE?
A empresa deve procurar uma unidade do SINE ou acessar o portal da GOV.BR para registrar a vaga e os requisitos desejados.
14. Há algum custo para as empresas utilizarem os serviços da Rede SINE?
Não. A intermediação de mão de obra e divulgação de vagas são serviços gratuitos oferecidos às empresas.
15. Onde está localizada e qual o horário de funcionamento do setor de Qualificação Profissional da SEDEPE?
O setor de Qualificação Profissional da secretaria está localizado no prédio da Agência do Trabalho do Recife, na Rua da Aurora, 425 – Boa Vista. Com horário de funcionamento das 8h às 17h.
16. Qual a modalidade dos cursos oferecidos pela Qualificação Profissional da SEDEPE?
São cursos básicos, de formação inicial e continuada (FIC) ou qualificação profissional, organizados com o objetivo de preparar para a vida produtiva e social, promovendo a inserção e reinserção de pessoas no mundo do trabalho.
17. Como faço para me inscrever em um curso de qualificação profissional?
Fique atento ao site oficial da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE).
18. Terei direito a um certificado após a conclusão de um curso?
Sim. Todos os cursos, oficinas ou palestras ofertados fornecem um certificado de conclusão.
19. Os cursos de qualificação são em que áreas/temas?
A composição dos cursos busca atender a variados segmentos como comércio, construção civil, gastronomia, turismo, entre outros.
20. Posso me inscrever em mais de um curso ao mesmo tempo?
Sim, desde que não haja choque de dias/horários.
21. Existe algum processo seletivo para ingressar nos cursos?
Não. O preenchimento das vagas se dá por ordem de inscrição no site da SEDEPE até que todas elas sejam ocupadas.
22. Tem cursos em todos os municípios?
Oferecemos cursos para todos os municípios do Estado de Pernambuco. Para saber se está tendo turmas em seu município de moradia, basta acessar o site da SEDEPE.
23. Preciso efetuar o pagamento de algum valor para me inscrever?
Os cursos são totalmente gratuitos.
24. Como faço para saber o local, dia e horário do curso?
No momento da sua inscrição essas e outras informações estarão disponíveis.
25. O setor de qualificação possui algum telefone para contato?
Estamos disponíveis através do WhatsApp (81) 98491-0001.
26. O que faz a Secretaria Executiva de Micro e Pequenas Empresas e de Fomento ao Empreendedorismo?
A Secretaria Executiva é responsável por planejar, coordenar e executar políticas públicas para estimular o crescimento de micro e pequenas empresas (MPEs) e fomentar o empreendedorismo no Estado. Suas ações incluem qualificação empreendedora, fomento à micro e pequenas empresas bem como ações é projetos na área de economia solidária. Em conjunto com a AGE e a JUCEPE, estimula o acesso ao crédito é à simplificação de processos para abertura e regularização de empresas, bem como a promoção de eventos e programas para o fortalecimento do ambiente de negócios.
27. Quais serviços a Secretaria oferece para quem quer abrir ou regularizar uma micro ou pequena empresa?
A Secretaria Executiva oferece orientação sobre abertura de empresas, emissão de CNPJ, regularização fiscal e capacitações sobre gestão empreendedora.
28. Como a Secretaria apoia os empreendedores que enfrentam dificuldades financeiras?
Apoio é oferecido por meio de programas de acesso ao crédito com condições especiais, renegociação de dívidas, consultorias personalizadas em gestão financeira e estratégias para recuperação de negócios. Além disso, promove capacitações em planejamento financeiro e alternativas para inovação no modelo de negócios.
29. Há incentivos específicos para mulheres e outros grupos sociais vulneráveis que desejam empreender?
Sim. A Secretaria desenvolve programas específicos para apoiar mulheres empreendedoras, jovens, idosos e outros grupos em situação de vulnerabilidade. Esses programas incluem capacitações, acesso ao crédito com condições facilitadas, mentorias especializadas e eventos para ampliar redes de contatos e oportunidades de negócios. Esse conjunto de ações faz parte do “Bora Empreender”, um programa prioritário do Governo do Estado.
30. Quais são os principais eventos realizados pela Secretaria para fomentar o empreendedorismo no estado?
A Secretaria organiza feiras de empreendedorismo, seminários, programas de aceleração de negócios e exposições de produtos e serviços de MPEs. Também promove eventos como a Feira do Jovem Empreendedor e o Programa Qualifica PE, que combinam capacitação, palestras e rodadas de negócios para fortalecer o ecossistema empreendedor local.