Estado continua a mostrar a força de seu mercado de trabalho
De acordo com os últimos dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED), referentes a julho, o estado registrou um excelente desempenho na criação de empregos formais. O saldo positivo é resultado de uma série de fatores, entre eles o ambiente favorável promovido pelo Governo de Pernambuco, e coloca o estado entre os líderes da região Nordeste na geração de vagas.
NÚMEROS – No mês de julho, Pernambuco gerou um saldo de 7.377 mil empregos formais, sendo o sexto estado com maior saldo de empregos no país. Esse número é resultado da diferença entre 58.008 admissões e 50.631 desligamentos. Além do crescimento percebido no saldo de empregos da Região Metropolitana do Recife, é possível observar desempenho positivo nos municípios do interior do estado, como Petrolina e Caruaru, que geraram, respectivamente, 1.173 e 418 novas vagas de trabalho formal ocupadas, apenas no mês de julho de 2025.
SETORES QUE IMPULSIONARAM O CRESCIMENTO – O crescimento do mês foi impulsionado principalmente pelo setor de serviços, que liderou a criação de vagas com 2.825 novos postos. Outros setores também contribuíram significativamente, como a indústria (1.262 novas vagas) e a agropecuária (1.258 novas vagas). Essa diversificação mostra o dinamismo da economia pernambucana, que prospera com o apoio de políticas públicas voltadas à geração de emprego e renda implementadas pelo Governo de Pernambuco, criando oportunidades para a população em todos os setores da economia.
Pernambuco segue firme na geração de empregos formais, com 7.377 mil novas vagas apenas em julho e um acumulado de 33.057 mil em 2025. Esses números refletem o resultado de uma economia diversificada e em crescimento. Destaco o papel dos setores de serviços, indústria e agropecuária, além do avanço no interior, com cidades como Petrolina e Caruaru contribuindo fortemente. Também registramos o maior salário médio de admissão do Nordeste, o que mostra que estamos crescendo com qualidade e inclusão produtiva da população. Vamos seguir trabalhando para ampliar essas oportunidades para todos os pernambucanos. Destaca Manuca
SALÁRIO E PERFIL DOS CONTRATADOS – Em relação ao salário médio de admissão, Pernambuco se destacou, atingindo R$ 2.042,72, o maior do Nordeste. A maior parte das vagas em julho foi ocupada por homens, que representaram 60,9% das contratações (4.492 postos), enquanto as mulheres ocuparam 39,1% (2.885 postos).
PERSPECTIVAS FUTURAS – O bom resultado de julho soma-se aos dados positivos de meses anteriores, solidificando a tendência de aumento do emprego formal no estado. Esse desempenho de crescimento consistente é corroborado pelos números dos últimos 12 meses, em que Pernambuco acumula 64.735 novas vagas de emprego, ocupando o segundo lugar no comparativo do período, no Nordeste. Pernambuco segue em ritmo acelerado e constante na criação de oportunidades para os pernambucanos, com o Governo do estado atuando de forma estratégica para impulsionar a economia e melhorar a vida da população.
Foto: Gabriel Santana
Texto e reportagem: Gerência de Comunicação – Mônica Dias


