,

Sedepe inicia preparativos para a 4ª Conferência Estadual de Economia Solidária

alt

Visando fortalecer e democratizar a participação da sociedade na construção de políticas públicas que impactem, da melhor forma possível, a vida dos pernambucanos, Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE) começou a organizar a realização da 4ª Conferência Estadual de Economia Solidária, prevista para acontecer entre os dias 2 e 4 de dezembro de 2024.

“A conferência é um salto significativo que o Estado está dando para fortalecer a organização social e cidadã dos sujeitos da economia popular e solidária, além de realizar um balanço das políticas de economia popular e solidária, considerando a diversidade e o diálogo com outras políticas territoriais e setoriais e promover a escuta e reflexão sobre a realidade dos municípios”, esclarece Frederico Ferreira, secretário executivo de Micro e Pequena Empresa e Fomento ao Empreendedorismo. O gestor acrescenta ainda que a conferência vai “elaborar diretrizes e ações programáticas para o 2º Plano Nacional de Economia Popular e Solidária, atendendo especialmente às necessidades das mulheres e juventudes”.

CONVITE AOS MUNICÍPIOS – Considerando a prerrogativa da SEDEPE em fomentar a Economia Solidária em Pernambuco todos os municípios do Estado estão convidados a manifestarem interesse em apoiar a organização e realização das conferências locais/territoriais de Economia Popular Solidária, em parceria com os fóruns locais de economia solidária, para eleger seus representantes para a 4ª Conferência Estadual.

Os municípios devem manifestar seu interesse até o 5º dia útil após a publicação ser feita no Diário Oficial do Estado de Pernambuco. Este apoio é crucial para garantir a representação adequada e qualificada na Comissão Organizadora da 4ª Conferência Estadual de Economia Solidária, assegurando a institucionalização da economia solidária como política pública, o fortalecimento dos territórios como espaços de concretização da economia solidária, e a promoção da democracia e inclusão social.

HISTÓRICO – No Brasil, entre 2006 e 2014, foram realizadas três conferências de economia solidária, nas quais foram aprovados os fundamentos, princípios e identidade da economia solidária enquanto estratégia e política de desenvolvimento. Esses encontros também resultaram na aprovação de programas e ações voltadas para o marco jurídico, crédito e finanças solidárias, produção e comercialização, formação e comunicação, entre outras áreas.

CRONOGRAMA – A 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária será realizada em abril de 2025 e será precedida de etapas preparatórias, conforme cronograma abaixo:

  • Abril a setembro/2024 – Conferências municipais ou intermunicipais (alterado pela Resolução CO-4ªCONAES Nº 1, de 21 de maio de 2024)
  • Julho a outubro/2024 – Temáticas ou livres

  • Novembro e dezembro/2024 – Sistematização das propostas
  • 10 a 13/04 / 2025 – Conferência Nacional
Mais Notícias