,

SEDEPE parabeniza os profissionais de RH pelo seu dia

 

A data, 03 de junho, é lembrada mundialmente em referência à fundação
da Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas

 

 

Após anos dedicados à advocacia e à docência, Sophia Lapenda se viu apaixonada por outra área de atuação: Gestão de Recursos Humanos (RH). “Resolvi trabalhar com RH porque gosto de gente e me sinto bem buscando o melhor para as pessoas”, afirma a Gerente do Setor de Gestão de Pessoas da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE).

 

Neste sábado (3 de junho), é comemorado o Dia do Profissional de RH. Uma data em que a SEDEPE faz questão de parabenizar todos os profissionais do setor. Eles são responsáveis  por cuidar do capital mais importante das organizações, ou seja, as pessoas. Esse trabalho teve um sinal de reconhecimento internacional em 03 de junho de 1976, quando foi fundada, nos Estados Unidos, a Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas (World Federation of People Management Associations – WFPMA).

 

Entre outras atribuições, cabe ao setor de RH cuidar do “clima organizacional”, ou seja, conhecer a percepção geral dos funcionários sobre o ambiente de trabalho e promover ações para manter ou melhorar esse sentimento. Essa delicada tarefa é a que mais encanta Sophia Lapenda: “aqui, procuramos entender as necessidades de todos os colaboradores da secretaria e atendê-las da melhor forma possível”, afirma. Ela destaca, ainda, que “criar momentos de descontração e interação para os funcionários, como brindes e festejos em datas especiais, é uma estratégia importante que, além de gerar bem-estar, favorece a produtividade”.

 


Equipe de RH da SEDEPE na comemoração do Dia das Mães, em 2023. Foto: Cléo Santana/Comunicação SEDEPE.

 

 

FORMAÇÃO – Quem se interessa por trabalhar em RH pode iniciar a carreira com um curso técnico no assunto. Também existem formações de nível superior, como Gestão de Pessoas e tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos. É possível, ainda, para um profissional graduado em áreas como Psicologia, Direito e Administração, cursar uma pós-graduação voltada ao desenvolvimento de competências para a Gestão de Pessoas.

 

MAIS SOBRE A PROFISSÃO – Em uma realidade onde a tecnologia tem promovido, cada vez mais, a automatização de tarefas, a força do setor de RH é mais uma prova de que as habilidades humanas continuam sendo indispensáveis nos diversos níveis do meio corporativo. Quem atua nessa área, com as subdivisões existentes, pode lidar com atividades que vão desde as mais burocráticas às mais sensíveis e estratégicas.

 

Algumas dessas funções são:

 

  • Recrutamento e seleção – encontrar os profissionais mais adequados para as vagas disponíveis na empresa;
  • Capacitação e desenvolvimento – identificar necessidades de aprendizado e promover treinamentos para os funcionários;
  • Gestão do Departamento Pessoal – administrar folha de pagamento, plano de férias, controle de frequência, e outros documentos relativos à parte legal da organização;
  • Gestão de Benefícios – articular a oferta de incentivos para os colaboradores, como assistência em saúde e previdência, planos de carreira, bonificações e auxílios.

 

Mais Notícias