O encontro contou com representantes de áreas estratégicas das duas entidades
Unir esforços e saberes é um método consagrado para o sucesso dos negócios em geral. Quando se trata de apoiar quem empreende, não é diferente. Com essa concepção, a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PE) desenvolveram uma intensa programação, nesta sexta-feira (14), para a troca de informações e ideias, no sentido de fortalecer o atendimento às necessidades dos empreendedores em todo o estado.
A agenda, com explanações distribuídas ao longo do dia, passou por tópicos como espaços descentralizados de assistência aos micro e pequenos empresários, desburocratização de parcerias e levantamento de dados. A Gerente Geral da Secretaria Executiva de Micro e Pequena Empresa e Fomento ao Empreendedorismo da SEDEPE, Tatiana Oliveira, destacou algumas proposições da pasta apresentadas no encontro. “Conhecer a reestruturação que a Secretaria pretende dar aos equipamentos estaduais de atendimento ao empreendedor era um dos anseios do Sebrae, que pudemos detalhar neste evento. Assim, levantamos a possibilidade de traçar parcerias em relação aos próximos dois anos, dentro do nosso planejamento estratégico”, afirmou a gestora.
O propósito das duas instituições é alinhar potencialidades, com foco no desenvolvimento do estado. Assim, a Gerente de Articulação Institucional do Sebrae-PE, Roberta Correia, considerou a reunião como uma forma de “oportunizar uma troca de informações do que a Secretaria já está fazendo com a nova gestão e o que o Sebrae pode disponibilizar, para avançarmos em planos e ações que alcancem todo o estado”. A Gerente acrescentou ainda que o encontro já resultou em encaminhamentos concretos. “Hoje, nós já temos uma agenda fechada, de trabalharmos agora reuniões estratégicas, com grupos definidos, para contemplar diversos segmentos do empreendedorismo”, concluiu.
A representante da Secretaria também ressaltou os resultados palpáveis do evento. “Nós estamos com planos e o Sebrae nos apresentou algumas possibilidades de ferramentas. Vamos levar tudo isso para análise da Secretária Amanda Aires (titular da SEDEPE), para que ela possa decidir, junto com o Sebrae, a estruturação de plataformas capazes de impulsionar o setor de empreendedorismo no estado todo”, completou Tatiana Oliveira.


