Evento realizado na Casa da Indústria contou com participação de diversas autoridades dos setores público e privado.
Uma das instituições mais sólidas do país, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) comemorou oito décadas de atuação, em Pernambuco, na quarta-feira (26). A celebração, realizada na Casa da Indústria, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, contou com a presença da Governadora do Estado, Raquel Lyra, da Vice-Governadora, Priscila Krause, e da Secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Amanda Aires, entre outros representantes da gestão estadual.
Como marco dos 80 anos, o Senai-PE inaugurou o Observatório da Indústria, um centro de inteligência voltado ao desenvolvimento da região. Mais do que compilar dados detalhados sobre as microrregiões do estado, o Observatório vai produzir informações estratégicas.

“É uma ferramenta extraordinária, pela completude que ela traz, oferecendo desde macrodados sobre a indústria a informações muito específicas de um segmento industrial em um município”, afirmou Amanda Aires. A gestora da SEDEPE avalia que esses dados serão bastante valiosos para o planejamento de ações da pasta. “Sabendo onde a indústria está e o quanto emprega, somos capazes de estimar a quantidade e as características da mão de obra que será necessária em cada local, investindo nas qualificações adequadas”, concluiu.

AUTORIDADES – Durante a celebração do aniversário do Senai-PE, a governadora Raquel Lyra reafirmou a confiança no potencial do estado para superar obstáculos e crescer: “É ótimo ver todos aqui entusiasmados com o futuro que nos espera. E, se temos desafios, eu não tenho dúvida de que as soluções estejam colocadas pela capacidade empreendedora da nossa gente”, considerou. A governadora ainda ressaltou a importância de fortalecer os ensinos Médio e Técnico como método para impulsionar a empregabilidade dos jovens.
Já o Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Ricardo Essinger, enfatizou a evolução do Senai-PE: “Comemoramos 80 anos de uma existência longa, que começou treinando os trabalhadores como torneiros mecânicos, que era uma das profissões mais importantes para a indústria. E vemos hoje um Senai renovado e pensando no futuro”, pontuou.
Outras autoridades presentes foram a Secretária Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Vidal, o Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira, a diretora-presidente da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), Angella Mochel e o ex-senador Armando Monteiro Neto. Empresários, deputados, pesquisadores e representantes de organizações da sociedade civil de Pernambuco também estiveram na ocasião.


