São 20 artesãos de diversas associações e cooperativas
que estão expondo sua arte na maior feira da América Latina
Um dos eventos culturais mais importantes de Pernambuco começou na última quarta-feira (4/07) e promete agitar o Centro de Convenções, em Olinda, até o próximo dia 14. É a 24ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato, a Fenearte. Este ano, a feira traz como tema “Sons do Criar – Artesanato que Toca a Gente”. É uma homenagem ao trabalho de movimentos ritmados de artesãs e artesões tirando uma sonoridade especial das matérias-primas que produzem.
E, claro, que a Sedepe não poderia ficar de fora da Fenearte. A nossa secretaria está com um espaço especial, na Rua 18, do Pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco, com quatro estantes (432. 433, 434 e 435). Um local único que agrega 20 Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) expondo e comercializando seus produtos artesanais. De tudo um pouco: roupas, acessórios, bolsas, materiais em couro, bonecas de panos, sandálias, entre outros produtos.
“Ter um estande de economia solidário na maior feira da América Latina é muito crucial para valorizar essa forma de economia que é tão importante e emancipatória para as pessoas. A economia solidária envolve a autogestão, a busca de dignidade do trabalho, uma gestão coletiva. Nós ficamos muito felizes em trazer tantos expositores, das mais variadas partes do Estado, para que essas pessoas possam vender e voltar para as suas associações, cooperativas, para aquecer a economia solidária, fortalecendo esse eixo que precisa ser mais visto. E é isso que estamos proporcionando aqui no nosso estande dentro da Fenearte”, enfatizou Amanda Aires, secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco.
ESPAÇO COLETIVO – A participação da Sedepe na FENEARTE consiste em destacar um espaço coletivo dedicado aos Empreendimentos Econômicos Solidários no estande institucional da Secretaria. Essa iniciativa visa fortalecer a economia solidária, promovendo a conexão entre empreendimentos e comunidades, além de reafirmar o compromisso com práticas sustentáveis e a preservação cultural.
O serviço da Sedepe vai além de abrir um estande coletivo para os artesãos. Durante o período da feira, a secretaria acomodará na Escola Estadual Carlos Gonçalves (Av. Prof. Andrade Bezerra, 998 – Salgadinho, Olinda, próximo ao Centro de Convenções), os artesões que estão expondo em nosso estande e residem fora da Região Metropolitana do Recife.


